Arquivo Rasgamar

Arquivo Rasgamar

O Turismo Comunitário é uma modalidade de Turismo que se desenvolve pelos próprios moradores de um lugar, passando a articular atividades, operações e empreendimentos em uma comunidade que recebe visitantes de vários níveis.

Os produtos e serviços ofertados por uma comunidade local são denominados “Turismo de Base Comunitária”, caracterizando-se como um segmento do Turismo que se apropria de outros segmentos, como o turismo étnico ou ecoturismo por serem convenientes ao controle da comunidade.
É uma alternativa ao modelo de turismo convencional que atende as necessidades de conservação dos modos de vida tradicionais e da biodiversidade de pequenas comunidades, além de estimular o desenvolvimento econômico local.

Carvalho (2007) afirma que “o turismo comunitário destaca-se pela mobilização da comunidade na luta por seus direitos contra grandes empreendedores da indústria do turismo de massa que pretendem ocupar seu território ameaçando a qualidade de vida e as tradições da população local”.

Ele surge da necessidade da comunidade de fazer algo diferente, visa diferenciar o comércio do nativo e é gerenciado pela comunidade para que a renda seja distribuída e todos ganhem.

O turismo de base comunitária é discutido com os grupos locais: da pesca, surf e comércio, para elaborar um Plano de Turismo para o Farol de Santa Marta.

O Turismo faz parte da comunidade desde a década de 70 e se desenvolveu a ponto de a maioria sobreviver da pesca e do turismo. As famílias de pescadores se estruturaram e hoje oferecem uma variedade de opções de hospedagem e serviços.

É necessário ampliar a discussão no espaço comunitário, realizar encontros, seminários e capacitação visando melhorar a infraestrutura local.

Mostrar para o visitante a importância do meio ambiente equilibrado, consumo consciente, de interagir com as famílias e conhecer o modo de vida tradicional, as trilhas, a natureza, a pesca, a gastronomia e a história do lugar.

Pretende-se fazer uma campanha para chamar o turista! Que ele venha, nos ajude e volte para seu local de origem contando a sua vivência.

Muitos lugares não têm mais o que ainda temos.

O Turismo de Base Comunitária é uma proposta em construção. Participe!

Culinária tradicional. Arquivo Rasgamar

Culinária tradicional. Arquivo Rasgamar